domingo, 25 de outubro de 2009

para amar tem que conhecer...

Tenho dado palestras sobre oração aqui no Cabo Verde. Desde que comecei a dar estas palestras tenho visto que a vida das pessoas tem sido incomodada pelo Santo Espírito!
Digo incomodo, porque é impossível escutar sobre o poder da oração e continuar com as mesmas atitudes que antes.
Desde então tenho tido mais visitas. As pessoas tem me pedido cada vez mais para que eu vá até suas casas conversar.
A maior parte das visitas que tenho feito tem a ver com aconselhamento familiar. Casais que uma vez experimentaram o amor de Jesus na vida conjugal, mas logo que apareceu o primeiro ou o segundo ou o quinto problema deixou que o amor fosse embora! O Estevão (Grupo Nova Voz) diz que o sentimento vem de Deus. Acredito que ele se baseia em I Jo 4:8, onde diz que os que não conhecem ao Senhor não podem amar!

È muito comum aqui no Cabo Verde as mulheres terem péssima auto-estima! Aqui elas são traídas e mau-tratadas e nada fazem por acharem que não merecem mais (qualquer semelhança é mera coincidência). Do outro lado temos os Homens que vivem constantemente tristes por não amarem mais suas esposas e sentirem-se obrigados a manter um casamento por serem bons cristão!

Agora vejam se faz algum sentido... Deus nos dá o sentimento e ainda lutamos para resolvermos nós mesmos como amar os outros e a nós mesmos!
Semana passada estive fazendo uma visita a um homem que está á 2 anos e meio vivendo com a esposa que não ama! Ele diz que mantém o casamento porque o filho não pode crescer sem um pai por perto! Ele é muito magro e com o rosto muito angustiado por não ter motivo algum de viver. Vive trabalhando muito e a alegria é brincar com o filho!
Ele já não vai mais a igreja porque cansou de pedir para Jesus restaurar o coração dEle e fazê-lo amar novamente. Pedi para orar por ele! Ele relutou, mas logo deixou! Pedi que ele repetisse minha oração já que ele disse que não conseguia e nem sabia mais pedir ao Senhor!
Sai de lá chorando! Eu sei a importância de uma família unida e sei que isso começa com os pais. Fiquei muito tempo durante essa semana questionando ao Senhor sobre a vida desse rapaz... Como ele clamava tanto e não conseguia amar outra vez?
Deus me respondeu com uma musica que meu pai cantava para mim quando criança que parafraseia I João 4:8
“Aquele que não ama,
não conhece a Deus,
não conhece a Deus,
não conhece a Deus
Aquele que não ama,
Não Conhece a Deus,
Pois Deus é Amor!!!
Primeira João quatro, oito!”

Meu choro cessou e começou a minha intercessão! Comecei a pedir pela vida daquele rapaz novo e infeliz! Pedi para Deus revela-lo o Seu amor! Pedi para Jesus incomodá-lo a chegar mais perto dEle.
Entendi então que não adianta pedir amor para o Senhor se não queremos estar perto dEle. O Amor vem inteiramente do convívio e do conhecimento de Jesus! Não gaste tempo apenas orando, não se canse clamando e chorando. Gaste tempo conhecendo ao Senhor e o Amor será apenas uma conseqüência!

Saudades dos amados!


Aline

Um comentário:

  1. Muito bom Ni. Tenho orado aqui por esse jovem pai.
    Quando estiver triste lembre-se que o amor do nosso Deus é tão grande a ponto de, mesmo à longas distâncias, nos preencher diariamente com esse amor.
    Saudades!

    ResponderExcluir